Relato de
sucesso alcançado, após minha graduação em Secretariado Executivo
1 - Primeiramente um Retrospecto se faz necessário
- No ano de 1997 eu estudava no CESEP, no curso de Técnicas em Secretariado, até então em Belém nenhuma Universidade oferecia o Curso Superior em Secretariado Executivo, foi quando soube que a UNAMA iria ofertar 55 vagas noturno para o Curso de Secretariado Executivo Bilíngue, nesse mesmo ano.
- Prestei o vestibular, na certeza de uma aprovação, como ocorreu de fato, pois na época não foi muito concorrido.
- Até então em Belém o Curso de Graduação em Secretariado Executivo, não era muito conhecido, e muitas pessoas ainda tinham preconceito com relação à profissão de Secretária.
2 - A Seguir abordarei três tópicos importantes
- A Trajetória acadêmica e profissional
- O aprender segundo a UNESCO
- Algumas dicas para os futuros Secretários(as).
2.1 -Trajetória
Acadêmica e Profissional
- Em 1998 iniciei o curso de Graduação em Secretariado Executivo na UNAMA, com término em 2000.
- Em janeiro de 2001 fui diplomada Secretária Executiva pela UNAMA, e me sentia muito feliz por já ter uma profissão para poder ingressar com dignidade no mercado de trabalho.
- Em abril de 2001 fui trabalhar na Prefeitura Municipal de Barcarena, na Secretaria Municipal de Assistência Social, como Secretária, (cargo comissionado), claro enfrentando algumas dificuldades como: adequação no serviço público e salário não adequado a profissão.
- Em janeiro 2002 iniciei uma pós-graduação na UEPA, no Curso de Especialização em Metodologia da Educação Superior, obtendo nota máxima na Monografia de Conclusão do Curso em novembro de 2003, confesso que foi difícil, mas venci essa etapa.
- Em janeiro de 2002 passei a receber uma gratificação de produtividade pelos trabalhos executados, na Secretaria de Assistência Social, em Barcarena, um pequeno reconhecimento pelo meu trabalho.
- Em julho de 2003 iniciei o Curso Especial em Formação Pedagógica na UVA e passei a me encantar pela pedagogia e pelos novos conhecimentos adquiridos.
- No período de agosto de 2004 a maio de 2005, trabalhei como Instrutora de Cursos Profissionalizantes na INFORLAND - Centro de Qualificação Profissional do Pará, ministrando os cursos em Barcarena, foi uma experiência Pedagógica gratificante.
- Em abril de 2005 passei a ser assessora na Secretaria de Assistência Social em Barcarena, um reconhecimento maior pelo meu trabalho.
- Em março de 2005 fui diplomada pela UVA, no Curso Especial em Formação Pedagógica com licenciatura Plena em Português e Inglês, sendo habilitada a lecionar as séries terminais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
- Em 2005 e 2006, ministrei vários cursos de aperfeiçoamento profissional no município de Barcarena nas seguintes instituições: Câmara Municipal de Barcarena, 6ª Regional de Proteção Social-SESPA, Secretaria Municipal de Educação e Escola do Governo do Estado do Pará.
- Em maio de 2006 passei a ser membro titular do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Barcarena, sendo indicada pela Secretária Municipal de Assistência Social.
- Em junho de 2006 passei a ser coordenadora da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, em Barcarena.
- Em janeiro de 2007 iniciei as disciplinas de Mestrado em Ciências da Educação na Universidade Autônoma de Assunção –Paraguay.
- Em abril de 2007 passei a ser Secretária Executiva do Conselho Municipal de Assistência Social em Barcarena, indicada pela Secretária Municipal de Assistência Social.
- Em 2007 ministrei palestras sobre vários temas como: Trabalho Infantil e Políticas de Assistência Social, nos Projetos da Secretaria de Assistência Social e Ong’s, do município de Barcarena.
- Em Janeiro de 2008 terminei as disciplinas do Mestrado em Educação em Assunção-Paraguay.
- Em junho de 2008 ministrei aulas no SENAI de Barcarena, nos cursos de preparação de jovens para o mercado de trabalho.
- Em 29 de junho de 2008 fiz o concurso Público Federal para Secretária Executiva na UFPA e fiquei em 23º lugar, fui aprovada, mas não classificada, pois o número de vagas para classificação era de apenas 20.
- Em julho de 2008 iniciei a pesquisa Bibliográfica e a orientação para Dissertação do Mestrado, com pretensão para defesa em julho de 2009 em Assunção-Paraguay.
- No final de agosto de 2008 fui chamada no concurso da UPFA para exercer o cargo de Secretária Executiva, e assinei o termo de posse no dia 07/10/2008.
- Nos anos de 2009 a 2011 participei de vários Seminários, Fóruns, Congressos, Cursos de Capacitação Profissional e outros eventos relacionados à minha profissão e a área de Educação.
- Em 2011 iniciei a Curso de Espanhol no CAPACIT da UFPA – o Curso terá duração de três anos.
- A partir de junho de 2012 iniciei como tutora a distância na Plataforma Moodle-EAD-UFPA no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental-Polo Belém.
2.1.1 - A importância dessa Trajetória
- O importante de toda essa trajetória acadêmica e profissional foi o aprendizado, a troca de conhecimentos, a experiência adquirida e o reconhecimento profissional.
- A partir dos cursos que fiz ao longo desses oito anos, agreguei novos valores, conhecimentos, crescimento e qualificação, sempre buscando o meu diferencial com determinação, pelo profissionalismo cada vez mais competente e ousado,(Paes, Edileuza, 2008).
2.2 - O aprender segundo a UNESCO
- Compreende-se em quatro pilares:
- Aprender a conhecer consiste no desenvolvimento do desejo e das capacidades de aprender a aprender, compreendendo o mundo que nos rodeia, tornando-se, para toda a vida, "amigo da ciência" e dispondo de uma cultura geral vasta.
- Aprender a fazer é conhecer e fazer, que são indissociáveis, sendo o segundo conseqüência do primeiro. As pessoas precisam estar aptas a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe.
- Aprender a viver juntos é preciso, para isso, promover a descoberta do outro, descobrindo-se a si mesmo, para sentir-se na pele do outro e compreender as suas reações, no sentido de realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos.
- Aprender a ser este pilar significa que a educação tem como papel essencial "conferir a todos os seres humanos a liberdade de pensamento, discernimento, sentimentos e imaginação de que necessitam para desenvolver os seus talentos e permanecerem, donos do seu próprio destino”.
(Delores, Jacques et al., 1996).
2.2.1-
A Importância do aprendizado
- Diante dos quatro pilares da Educação, o Profissional de Secretariado deve ser um eterno aprendiz, sempre na busca para se aprimorar cada vez mais, objetivando ter seu diferencial no mercado competitivo de trabalho, (Paes, Edileuza, 2008.
2.2.2 - A profissão de Secretária
- É a terceira que mais cresce no mundo;
- As melhores Secretárias do mundo são as brasileiras;
- Nossa profissão engloba três categorias que são importantes neste milênio: serviços de produção de rotina, serviços interpessoais e serviços simbólico- analíticos (de resolução de problemas) - Ediméia Garcia, Elizabete Silva, 2005.
2.3 – Algumas dicas para os futuros Secretários (as)
- Façam cursos de aperfeiçoamento profissional constantemente;
- Participem de Seminários, Fóruns, Simpósios, Jornadas e Congressos a respeito de nossa profissão e áreas afins;
- Valorizem e falem bem de nossa profissão;
- Conheçam o Código de ética da nossa profissão e as Leis 7.377/85 e 9.261/1996 de Regulamentação da Profissão;
- Registrem seu diploma na DRT, assim que estiverem com ele em mãos;
- E por fim, busquem o conhecimento constantemente, (Paes, Edileuza, 2008).
3 - Mensagem Final
- Que todas os Secretários e Secretárias, tenham em mente a vontade de recomeçar um novo dia com espírito vencedor, mesmo diante das dificuldades da vida. Que possam guiar seus passos dentro dos princípios, embasados na virtude, na coragem, na determinação e na ética, trabalhando sempre com respeito e confiança, (Paes, Edileuza, 2008).
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As Secretárias impediram que empregadas domésticas na Novela Cheias de Charme da Rede Globo fossem chamadas de 'secretárias do lar’
Segundo a Federação Nacional das Secretárias e Secretários a comparação foi um lamentável equívoco protestou a Fenassec em carta enviada à Rede Globo no início de abril, antes da estrea da novela, afirmando que, “secretárias do lar” é uma "profissão que não existe". Segue trecho da carta:
“Solicitamos em nome da categoria secretarial brasileira, mais de 2 milhões de profissionais formadores de opinião, que trabalham assessorando os centros decisórios das organizações, a imediata alteração ou retirada das vinhetas onde o termo “secretária do lar” é equivocadamente empregado. Bem assim, nos capítulos que serão exibidos a partir do dia 16 de abril.”
Profissionais e estudantes da área de Secretariado, uniram suas forças e se organizaram por meio de emails para impedir que as protagonistas de “Cheias de Charme” fossem chamadas de “secretárias do lar”.
A Fenassec disse por meio da carta: “Salientamos que a manifestação individual de cada profissional que representamos é importante para demonstrar a emissora a união e força da categoria, que incansavelmente luta pelo reconhecimento, valorização e consolidação da profissão”.
Segunda a Fenassec “Empregada doméstica é uma das profissões mais dignas e importantes, cujas atividades são desenvolvidas nas casas e no seio das nossas famílias, locais mais sagrados de nossas vidas. Elas têm uma belíssima história de luta pela regulamentação, e é representada pelos Sindicatos dos trabalhadores Domésticos, os quais tem a frente mulheres guerreiras, merecedoras do nosso respeito e reconhecimento. “
A carta disse tratar-se de duas profissões diferentes, com nomenclaturas e atribuições próprias, de modo que, cada uma na sua área de atuação, é digna de respeito e ainda descreveu as diferenças entre empregada doméstica e secretário:
“O Secretário é gestor de pessoas, está centrado no cliente, domina a tecnologia da informação, além de outros idiomas, entende e participa das metas e diretrizes das Empresas e assessora os responsáveis pelos centros decisórios de qualquer organização. Diferentemente, o empregado doméstico de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações–CBO, do MTE atua em residências e tem como perfil preparar refeições e prestar assistência às pessoas, cuidando de peças do vestuário como roupas e sapatos e colaboram na administração da casa, conforme orientações recebidas. Fazem arrumação ou faxina e podem cuidar de plantas do ambiente interno e de animais domésticos - http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTituloResultado.jsf”
Portanto, é notório sem nenhum preconceito, que a área de atuação dos empregados domésticos é completamente diferente da área de atuação dos profissionais secretários.
O que queremos é o reconhecimento de nossa profissão de Secretariado que é regulamentada pelas Leis : 7377, de 30/09/85 e 9261, de 10/01/96 que em seu Artigo 2º consta o seguinte:
"Art.2º. Para os efeitos desta Lei, é considerado:
I - Secretário Executivo
a) o profissional diplomado no Brasil por curso superior de Secretariado, reconhecido na forma de Lei, ou diplomado no exterior por curso de Secretariado, cujo diploma seja revalidado no Brasil, na forma de Lei.
b) o portador de qualquer diploma de nível superior que, na data de vigência desta Lei, houver comprovado, através de declarações de empregadores, o exercício efetivo, durante pelo menos trinta e seis meses, das atribuições mencionados no Art.4º. desta Lei.
II - Técnico em Secretariado
a) o profissional portador de certificado de conclusão de curso de Secretariado em nível de 2º. grau
b) portador de certificado de conclusão do 2º. grau que, na data de início da vigência desta Lei, houver comprovado, através de declarações de empregadores, o exercício efetivo, durante pelo menos trinta e seis meses, das atribuições mencionados no Art.5º. desta Lei."
Por fim a Presidente da FENASSEC Sra. Maria Bernadete Lieuthier informou à categoria de Secretarias e Secretários que à comunicação oficial obteve resposta favorável da Rede Globo e que as equipes responsáveis receberam instrução para adotarem a designação formal da profissão das personagens em questão.
Esse foi mais um avanço pelo reconhecimento e a valorização dos Profissionais de Secretariado que atuam em diversas áreas em nosso País, em empresas públicas e privadas.
Por Edileuza Paes
Secretária Executiva
Reg. nº 537-DRT-PA
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